segunda-feira, 27 de junho de 2011

Você precisar ler: Quem mexeu na minha bagunça?


Crianças e adolescentes são muito cobrados pelos pais e escola no seu dia a dia, e a queixa maior é a “desorganização“ com material escolar, agenda, estudo, quarto, roupas, sono, tempo etc. Tive muita dificuldade nesta área quando era criança e adolescente. Fui sempre cobrada, mas não recebi orientação e ajuda prática para solucionar aquilo que, para mim, era uma grande dificuldade - e os adultos não percebiam.
Confesso que eram momentos angustiantes, de medo, insegurança e ansiedade. Queria me livrar daquela situação que me causava sofrimento e resolvia de forma mecânica, sem ter noção se era a melhor forma de organização.
Hoje como psicóloga e orientadora educacional, recorri ao trabalho de organização, para arrumação de arquivos e materiais na minha área. Acompanhei diretamente o trabalho e os resultados excelentes que se refletiram na minha vida pessoal e na profissional. Agora consigo ver a importância dessa habilidade para o desenvolvimento humano e criei um trabalho complementar de organização — na casa de crianças e adolescentes, com o auxilio de profissionais habilitados em minha equipe e acompanhamento terapêutico em consultório.
A partir desta experiência, vejo o resultado comprovado na satisfação dos filhos, sentindo-se capazes de se organizar na vida, e na mudança da dinâmica de toda à família. Mas, percebi que isto tem que ser ensinado às crianças, porque nós adultos, apenas cobramos, porém não paramos para ensinar às nossas crianças como melhorar sua qualidade de vida, através da organização. Neste sentido tive a ideia de passar um pouco da minha experiência através de um livro. Nascendo então o embrionário “Quem mexeu na minha bagunça?”, ideia logo aprovada pelos amigos e pelo um competente editor que achou extremamente viável o uso do livro em escolas.
Porém, a falta de tempo para organizar as ideais, procurar material, criar atividade para o livro etc. me fez deixar o projeto de lado, até que consegui a ajuda de uma amiga - a Marilucia ou Milu, como queiram, que é jornalista - para colocar tudo isto no papel e neste blog. Com a ajuda, tudo andou e com organização e disciplina logo o livro esta entrando na editora para sua produção.
Por enquanto, vamos colocando alguns pedaços aqui, para que possamos trocar ideias e sugestões no blog e em breve o livro já poderá ser adquirido pelas escolas (avisem aos professores de suas crianças), para que possa ser aplicado de forma lúdica e prazerosa.
Um abraço,
Celi e Marilucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário