segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Organizando os Estudos


Saber estudar é uma condição indispensável para ser bem-sucedido na vida escolar. Por isso, gostaríamos de propor um desafio: colocar em prática tudo o que aprender. Lembre-se: quem é organizado tem tempo para tudo.

Em seu livro Aprendendo a inteligência, o professor Pierluigi Piazzi, estudioso do comportamento do cérebro na hora do estudo, mostra que é indispensável “estudar fazendo”. Segundo ele, nunca se deve estudar sem ter do lado um lápis e uma folha de papel.

O ato de escrever permite maior fixação do conteúdo estudado. Mas atenção: digitar não é escrever! De nada adianta ficar fazendo resumos no editor de textos. Eles ficarão gravados no HD do seu computador, e não na sua cabeça. Então, o que fazer para adquirir mais conhecimento? De acordo com o professor, o processo funciona da seguinte maneira:

·        Você entende o assunto explicado pelo professor no colégio.
·        Você aprende estudando em casa, ao executar uma tarefa ou fazer uma lição, um trabalho ou uma pesquisa.
·        Enquanto você está no estágio de sono profundo, seu cérebro fixa todo o aprendizado do dia.

É mais ou menos como se desligássemos o computador central para fazer manutenção. Assim, o adequado é estudar pouco, mas todos os dias.  Seguindo essas regras, você subirá um degrau da escada da inteligência por dia.

Leia mais no cap. 5 do livro: "Quem mexeu na minha bagunça". lançamento dia 09/02/12, Livraria da Vila, Shopping Higienópolis, das 18:30 ás 21:30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário