quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vamos guardar os brinquedos?


Este  texto foi publicado no blog: vivazpsicologia.blogspot.com  e estamos copiando por achar que o seu conteúdo é muito significante para aquilo que nós defendemos: a importância de se praticar a organização desde muito cedo. Confira.


'Acabou de brincar?' Agora vamos guardar os brinquedos. 'Eu te ajudo!' diz a mãe de Paulo, menininho de 2 anos. 'Que lindos seus desenhos! Agora precisamos limpar as tintas e pincéis!', diz a educadora de Carla, de 3 anos. 'Hora de arrumar sua mochila! O que tem que levar prá escola hoje?' pergunta o pai de Lucia, garotinha de 6 anos.

Sábios pais e educadores que estão ajudando as crianças a se 'organizarem'. Trata-se um longo processo que se inicia por volta dos 2 anos e prossegue por toda a vida.

Quando a criança brinca, deve ficar mergulhada no mundo da fantasia, onde tudo se organiza de acordo com a imaginação: vale inventar cenários, ver o invisível, exprimir livremente as idéias. É um momento fundamental para o desenvolvimento da criatividade e da independência, nos quais os adultos não devem por ordem, apenas limites de proteção.

Mas é igualmente fundamental ajudar a criança a fazer a passagem para o mundo da realidade no qual a organização proposta pelos adultos é necessária. A criança ao ser solicitada a guardar os objetos com os quais está se divertindo, é estimulada a estabelecer essa passagem, o que inclui suportar certa dose de frustração...

No momento em que o tigre é colocado dentro do caixote de brinquedos deixa de ser a fera ameaçadora, e passa a ser um inerte bichinho de pelúcia... A arrumação dos objetos também ensina que, na realidade, eles não aparecem e desaparecem magicamente, portanto podem ser encontrados quando forem procurados, permitindo maior autonomia àqueles que os guardaram.

Requisitar os pequenos para essa tarefa é bastante trabalhoso; eles costumam resistir, ou fazer ainda mais 'bagunça' para reorganizar o que usaram. Frequentemente os adultos ficam tentados a dispensá-los, acreditando que  os estão poupando de uma tarefa pesada demais.

Nosso propósito é justamente lembrar a importância dessa solicitação. Quando a mãe do Paulo o estimula a guardar os brinquedos, está plantando as sementes que germinarão em capacidade de se concentrar e prestar atenção, planejar, estabelecer prioridades, realizar projetos. Vale a insistência!

Publicado em vivazpsicologia.blogspot.com, dia 03/07/12

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