Este texto foi publicado no blog: vivazpsicologia.blogspot.com e estamos copiando por achar que o seu conteúdo é muito significante para aquilo que nós defendemos: a importância de se praticar a organização desde muito cedo. Confira.
'Acabou
de brincar?' Agora vamos guardar os brinquedos. 'Eu te ajudo!' diz a mãe de
Paulo, menininho de 2 anos. 'Que lindos seus desenhos! Agora precisamos limpar
as tintas e pincéis!', diz a educadora de Carla, de 3 anos. 'Hora de arrumar
sua mochila! O que tem que levar prá escola hoje?' pergunta o pai de Lucia,
garotinha de 6 anos.
Sábios
pais e educadores que estão ajudando as crianças a se 'organizarem'. Trata-se
um longo processo que se inicia por volta dos 2 anos e prossegue por toda a
vida.
Quando
a criança brinca, deve ficar mergulhada no mundo da fantasia, onde tudo se
organiza de acordo com a imaginação: vale inventar cenários, ver o invisível,
exprimir livremente as idéias. É um momento fundamental para o desenvolvimento
da criatividade e da independência, nos quais os adultos não devem por ordem,
apenas limites de proteção.
Mas
é igualmente fundamental ajudar a criança a fazer a passagem para o mundo da
realidade no qual a organização proposta pelos adultos é necessária. A criança
ao ser solicitada a guardar os objetos com os quais está se divertindo, é
estimulada a estabelecer essa passagem, o que inclui suportar certa dose de
frustração...
No
momento em que o tigre é colocado dentro do caixote de brinquedos deixa de ser
a fera ameaçadora, e passa a ser um inerte bichinho de pelúcia... A arrumação
dos objetos também ensina que, na realidade, eles não aparecem e desaparecem
magicamente, portanto podem ser encontrados quando forem procurados, permitindo
maior autonomia àqueles que os guardaram.
Requisitar
os pequenos para essa tarefa é bastante trabalhoso; eles costumam resistir, ou
fazer ainda mais 'bagunça' para reorganizar o que usaram. Frequentemente os
adultos ficam tentados a dispensá-los, acreditando que os estão poupando de uma tarefa pesada
demais.
Nosso
propósito é justamente lembrar a importância dessa solicitação. Quando a mãe do
Paulo o estimula a guardar os brinquedos, está plantando as sementes que
germinarão em capacidade de se concentrar e prestar atenção, planejar,
estabelecer prioridades, realizar projetos. Vale a insistência!
Publicado em vivazpsicologia.blogspot.com, dia 03/07/12
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