terça-feira, 27 de novembro de 2012

5S utilizado também em Hospitais

O conceito dos 5S vem sendo difundido e usado cada vez mais em diferentes setores, empresas do mundo inteiro já utilizam entre seus procedimentos normais. É muito utilizado também em escolas e hospitais. Ontem o Hospital das Clinicas de Botucatu também passou a fazer uso desta forma de organização. 

Veja na matéria divulgado pelo Hospital na última semana. 


Projeto Cinco-S começa a ser implantado na próxima segunda, no HCFMB

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu inicia na próxima segunda-feira (26), a implantação do Projeto Cinco-S, desenvolvido pela Superintendência do HC, Escritório de Qualidade e Departamento de Infraestrutura (Manutenção, Hotelaria, Gerenciamento de Resíduos e Núcleo de Higienização). O projeto, que está dividido em cinco etapas, deve trazer uma melhora significativa no ambiente hospitalar do HCFMB, oferecendo mais conforto e qualidade tanto para pacientes, quanto para funcionários.
O projeto Cinco-S, como o próprio nome diz, está dividido em cinco etapas (senso de utilização, de ordenação, de limpeza, de asseio e de autodisciplina) que serão realizadas por um tempo indeterminado, já que a ideia do Escritório de Qualidade, é que o programa funcione permanentemente no Hospital.
A primeira etapa terá início na manhã da próxima segunda-feira, 26, e irá trabalhar em cima do Senso de Utilização. Nesta fase do projeto, todos os responsáveis por setores e departamentos do Hospital das Clínicas, encaminharam uma lista com equipamentos que já não são mais utilizados e que serão retirados pelas equipes do Departamento de Infraestrutura. No total, serão cinco pontos de descarte deste material, que será coletado em 145 pontos do HC.
De acordo com a chefe do Escritório de Qualidade do HC, Sílvia Eduara Kennerly de Albuquerque, o material coletado terá dois possíveis destinos. “O material que concluirmos que é sucata, será colocado nas caçambas e será enviado para o local apropriado. O restante do material será armazenado em um galpão e lá, o que já tem número patrimonial será separado do que vai precisar ter a baixa patrimonial. Concluído todo esse processo, os bens estarão à disposição do próprio Hospital ou para doação”, explicou Eduara.
Ainda de acordo com Eduara, a implantação do Cinco-S vem de encontro com as necessidades do Hospital. “A implementação do Cinco-S nas Unidades de Saúde representa um sustentáculo para outras ferramentas de Gestão como gerenciamento de risco e certificações como Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) e Organização Nacional de Qualidade (ONA), fazendo com que a qualidade dos diversos serviços ofertados ao paciente, ocorra com um maior nível de segurança e qualidade”,concluiu.
Para o próximo ano, novas atividades já estão no cronograma do Escritório de Qualidade, para a continuidade do projeto. “Esse projeto terá uma atividade contínua, mas para que isso funcione efetivamente, contaremos com a participação de todos no Hospital. Para o próximo ano, promoveremos um encontro explicar efetivamente o papel de cada um no desenvolvimento, sensibilizando os funcionários, para depois disso, implantarmos em definitivo o projeto, fazendo com que cada setor trabalhe independentemente de um comando do Escritório de Qualidade, que vai apenas oferecer o suporte”, explicou Eduara.


Lucas Machado – Núcleo de Comunicação do HCFMB


Nenhum comentário:

Postar um comentário