►Fazer
uma apresentação oral para os colegas não é uma missão fácil. Mais do que
timidez, algumas pessoas chegam mesmo a ficar em pânico frente à tarefa. Porém,
tanto para a vida acadêmica quanto para a profissional, aprender a falar para
um público pequeno ou grande é essencial. A seguir ensinamos algumas técnicas e
dicas que podem ajudar em seu ano letivo
►Quando
é possível escolher um tema para fazer sua apresentação oral, opte por aquele
que lhe desperte o interesse, já que você terá que falar de forma confortável
sobre ele -- quanto mais domínio, melhor. Escolher um tema original também é
importante: desta forma, o público tende a se interessar mais nas informações
apresentadas
►Após
a escolha do tema, vem a parte mais importante: a pesquisa. Com toda a
bibliografia em mãos, você deve organizar as informações, selecionando e
resumindo os tópicos que pretende abordar. É importante sempre usar suas
próprias palavras ao escrever -- isso evita plágio e facilita a memorização.
Para não selecionar informações em excesso, recomenda-se ler o texto em voz
alta e calcular o tempo gasto. Para manter a atenção do público, é importante acrescentar
curiosidades e fatos não conhecidos -- portanto, não vale a pena repetir ideais
já difundidas e dizer apenas o óbvio
Veja as dicas completas na matéria publicada dia 20/03/2013
no MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário