quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dicas financeiras para a família

O site Família.com  publicou dicas de controle financeiro para  família. Muito interessante.

Como se recuperar das dívidas

Com o crédito facilitado e a economia em alta, além da estabilidade econômica atual do Brasil, é muito fácil entrar em dívidas. Muitas vezes não se leva em conta o montante a ser pago numa compra, muito menos quanto tempo isso levará, mas sim, o valor da parcela.

Fácil entrar em dívidas, difícil e trabalhoso sair da mesma, entretanto, de acordo com alguns especialistas em finanças, segue alguns passos simples, porém de muito esforço, que podem ajudar a qualquer um a ter um rumo de como sair das dívidas, que escraviza o indivíduo e em muitos casos pode acabar com a alegria familiar.

1 – Saber quais são suas dívidas.
Uma tarefa chata, mas simples, porém essencial. Muitas pessoas têm dois, três quatro ou até mais cartões de crédito, o que é um perigo, entre outras contas. São tantas as contas que é muito fácil deixar de pagar uma, mas é fundamental reunir todas elas numa planilha ou uma caderneta, assim as pessoas devem saber exatamente quais são as suas dívidas e contas, como explica a especialista em finanças Christiane Monteiro.
Alguns exemplos de contas que geralmente se tem: cartão de crédito, taxas de conta corrente, impostos, energia, água e esgoto, TV a cabo, alimentação, vestuário, transporte, escola, entre outras.
Este site fornece um exemplo de planilha de contas a pagar.

2 – Gaste menos do que se ganha.
O rico é aquele que gasta R$ 80,00 quando se ganha R$ 100,00.

Não é o valor de quanto se ganha o diferencial, mas sim o quanto se gasta, é algo muito difícil, ainda mais com o crédito facilitado, mas é necessário. Lembre-se da regra “é necessário ou eu quero”.

Confira a matéria completa no site




Nenhum comentário:

Postar um comentário