“Ao ensinarem, procurem por mais alegria” (Santo Agostinho)
É sabido que uma didática que aceita e incentiva o riso em
sala de aula, cria ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, ajudando o
professor a conquistar a atenção do aluno e este a reter o conhecimento.
Mas como fazer isso se fomos doutrinados desde a infância,
de que a escola é lugar de seriedade e silêncio, não combinando com diversão,
tanto que o período de lazer, conhecido como ‘recreio’, é separado das aulas.
Em 1993, Paulo Freire, ao prefaciar o livro “Alunos
Felizes”, de autoria do Snypers, nos alerta que “o tempo que levamos dizendo
que para haver alegria na escola é preciso mudar radicalmente o mundo, é o
tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria. Além do mais,
lutar pela alegria na escola é uma forma de lutar pela mudança no mundo”.
Então que tal procurarmos juntos mudar esta situação,
inserindo a diversão responsável na sala de aula, pois ela também motiva o
aluno, tornando-o mais receptivo ao estudo e transformando a aprendizagem
adquirida em uma experiência de sucesso. É o riso cognitivo, que irá
proporcionar ao aluno aumento da auto estima, além da segurança para encarar o
próprio futuro e todos que o cercam.
Atenção: o aluno pode não gostar de estudar, mas quem não
gosta de aprender? E para isso a atitude do docente é decisiva na sala de aula,
pois será sua postura que determinará o clima do ambiente escolar, uma vez que
ele tem o poder de tornar a vida do aluno infeliz ou alegre, torturante ou
inspiradora.
Nos lembramos de dois tipos de professores com quem mais aprendemos
na escola: aquele que nos enchia de medo e pavor, e aquele que nos fazia rir e
sorrir. Por qual deste tipo você quer ser lembrado? Quanto mais positiva for
sua relação com o aluno, maior é a chance de que ele o ouça com atenção e siga
seus conselhos, lembrem-se do que Albert Einstein dizia - “A arte mais
importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento”
Para ajudar neste processo, há algum tempo, desenvolvemos o
Programa InseRIR na Escola, cuja proposta é inserir a descontração e diversão
responsáveis, através de sessões de risadas em grupo, brincadeiras e jogos,
ajudando as crianças a construir uma auto estima sólida e tornarem-se cidadãos
na construção de um mundo melhor e mais saudável, resgatando a importância que
o Bom Humor desempenha em nossas vidas.
Muitas escolas têm descoberto o valor da brincadeira e da
diversão em seu projeto pedagógico, pois com alegria aprende-se de forma mais
gostosa do que com as maneiras tradicionais e muitas vezes carrancudas. Mas
fica um alerta - se for para brincar apenas por brincar, não é preciso sair de
casa, pois na escola, para valer a pena, é preciso brincar muito, mas para
aprender.
Para isso vale algumas recomendações para que a primeira
aula seja precedida de uma breve sessão de risadas ou talvez, ela totalmente
dedicada à exposição dos cinco principais benefícios que o Riso nos proporciona
na Escola.
Redução do Bullying e problemas disciplinares;
Maior atividade e predisposição para aprender com
criatividade;
Menor taxa de absentismo escolar;
Melhora o clima do ambente escolar;
Fortalece a comunicação entre alunos e professores;
Marcelo Pinto - Autor do livro "Sorria, você está sendo
curado" (Ed. Gente).
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