quarta-feira, 7 de maio de 2014

Produtividade no trabalho em casa exige Organização


Atualmente profissionais de diferentes áreas estão optando pelo trabalho menos convencional, realizando suas tarefas de suas próprias casas. Um estudo realizado pela companhia de recrutamento Hays Recruiting Experts mostrou que 31% das empresas já oferecem essa oportunidade a seus funcionários. Para as empresas gera menos custo e para o funcionário menos transtornos com deslocamento, flexibilidade de horários etc. Muitos profissionais liberais ou autônomos também estão preferindo trabalhar em casa até por redução dos custos operacionais, como despesas com escritório, telefonia etc.

Mas, para àqueles que optam por esta modalidade menos convencional é importante destacar que uma rotina e muita organização são essenciais para uma boa produtividade no trabalho. Muitos fatores podem tirar o foco do trabalho: espaço não apropriado, problemas domésticos, filhos, televisão. As vantagens são inúmeras, mas tente seguir nossas dicas abaixo para poder tirar muito proveito desta nova condição e aliar produtividade com qualidade de vida.

  1. Crie rotina - Acorde em horas semelhantes, faça refeições em “horários normais” ou tome banho sempre no mesmo horário. Quando você acorda, já tem mais ou menos a noção de como vai ser o seu dia. Fazer um “mapa mental” de é determinante para você conseguir criar rotinas de trabalho. Acrescente ai uma agenda que deve conter tudo o que precisa fazer, nas rotinas diárias da casa e, principalmente, no trabalho a ser desenvolvido no dia, criando a ordem de prioridades. Determine horários para iniciar o trabalho, intervalos e também para finalizar o dia. È muito importante separar sua vida profisssioanl, da pessoal, mesmo estando em casa.
  2.  O ambiente de trabalho – Antes de começar escolha um ambiente adequado para
    ser seu espaço de trabalho. Escolha entre os espaços mais arejados, luminosidade suficiente – a intensidade da luz interfere diretamente na produtividade. Procure um lugar que lhe dê mais privacidade, menos interferência – crianças, barulhos externos etc. Veja se mesa e cadeira estão adequadas as suas condições físicas
  3. Mantenha a organização do ambiente – Prepare este local de forma organizada, deixando tudo o que vai precisar par ao dia de trabalho: agenda, celular, pastas calculadoras etc. Mantenha gavetas e arquivos práticos, com divisórias e separados dos outros documentos, papéis ou mesmo móveis da casa. Evite acumular papéis desnecessários. Aplique constantemente o 5Ss retirando do seu espaço de trabalho, tudo aquilo que não é pertinente a ele.
  4. Cuide da alimentação - Não é porque trabalha em casa que deve relaxar em sua alimentação. Seja por falta ou por excesso. Ao criar uma rotina, você deverá criar horários para as refeições e procure fazer refeições completas e adequadas.  Nada de ficar invadindo a geladeira durante o dia, fazendo lanchinhos. Procure deixa rum horário para o exercício. Academia, ou mesmo uma caminhada após o almoço.
  5. Deixe claro que você está trabalhando – É muito comum as outras pessoas acharem que quem trabalha em casa tem horário livre, assim aparecem para fazer visitas no meio da tarde, ou filhos misturaram o horário que você está em casa com as necessidades deles etc. Coloque isso para o resto da família, mostre que está trabalhando e tem horário para isso. Você também tem que ter isso claro na sua cabeça. As interrupções não são nada benéficas.
  6. Organização ao final do dia -  Quando terminar sua jornada do dia, reserve alguns minutos para colocar tudo no lugar , jogar fora o que não é mais necessários. Isso facilita sua vida no dia seguinte não há perigo de coisas importantes se perderem.
Revista IstoÈ



          http://www.istoe.com.br/



3 comentários:

  1. Adorei as dicas. Sem organização não se trabalha Home Office.

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    1. Com certeza. O trabalho em casa tem muitas vantagens, porém sem não for realizado com muita organização, pode ser totalmente prejudicial. Obrigada e bom trabalho

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  2. Adorei as dicas. Sem organização não se trabalha Home Office.

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