sexta-feira, 19 de junho de 2015

10 dicas para organizar o guarda-roupa nas férias

Agora que as gavetas já estão organizadas, vamos pensar no guarda-roupa como um todo.

1. Esvazie-o e separe as peças: roupas faltando botões, descosturadas, sem zíperes etc. devem ir para um saco, rotulado ROUPAS PARA CONSERTO. Peça a um adulto que leve essas roupas para uma costureira. Roupas que não lhe servem mais, que estão velhas demais ou que você já não usa devem ir para um saco rotulado DOAÇÕES ou para um rotulado DESCARTE, dependendo do estado delas.


2. Começamos a aplicar os 5Ss. Já realizamos o primeiro S (descarte), vamos para o terceiro (limpeza). Aproveite que o seu guarda-roupa está vazio e passe um pano úmido dentro dele, para tirar o pó. Em seguida, volte para o segundo S (ordenação).

3. Dobre todas as camisetas do mesmo tamanho ou, se o espaço reservado para elas for pequeno, faça rolinhos. Se tiver gavetas sobrando, guarde-as em uma delas. Caso contrário, coloque-as em uma prateleira do guarda-roupa. Separe as camisetas por cor e guarde-as da mais clara para a mais escura ou o 10 dicas para organizar o guarda-roupa nas férias

4. Shorts e saias devem ser dobrados e colocados em prateleiras.


5. As peças que você costuma usar no dia a dia devem ficar nas prateleiras superiores, ao passo que aquelas que você usa para sair devem ficar nas inferiores.

6. Dobre e acomode os pijamas em uma prateleira do guarda-roupa, caso você não disponha de uma gaveta para acomodar os pijamas e as camisolas. As demais peças de roupa (vestidos, camisas, casacos etc.) podem ser penduradas em cabides.

7. As calças compridas podem ser colocadas em cabides especiais. Nesse caso, separe-as por tipo. Alguns guarda-roupas já vêm com esses cabides presos à sua estrutura, o que facilita a arrumação.

8. Antes de organizar seus sapatos e tênis no guarda-roupa, lembre-se de separar aqueles que não estão em bom estado e descartá-los. Os calçados que você não usa mais (ou porque não gosta deles ou porque não lhe servem mais) também podem ser doados. Verifique se os tênis estão limpos; caso contrário, lave-os antes de guardá-los. Feita a separação, organize os calçados dentro do guarda-roupa, sempre na prateleira inferior.

9. Separe os calçados por tipo: tênis, sapatos, chinelos, sandálias etc. Deixe na caixa, mais no fundo do guarda-roupa, somente os calçados que você usa pouco ou em ocasiões especiais. Aqueles que você usa regularmente devem ficar fora da caixa; assim, será mais fácil encontrá- los na hora de ir para a escola, de praticar esportes ou de passear.

10. Bolsas e mochilas devem ficar penduradas em mancebos com cabides. Você pode colocar o mancebo no canto do seu quarto ou, se não houver espaço, pendurá-lo na parede atrás da porta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário