quarta-feira, 22 de julho de 2015

Como organizar a agenda no início do semestre

Certa vez nos perguntaram por onde devemos começar a organizar nossa vida. Não temos dúvidas: organizando nosso tempo, a ordem de nossas tarefas. Com uma programação acertada todo o resto vem em compasso. Mas, veio logo outra pergunta: “mas, como fazer uma criança cumprir horários e segui-los?”- “Tendo uma agenda e usá-la realmente”.

“Mas, estamos falando de crianças e adolescentes que muito dependem dos pais ou outros adultos para cumprir seus compromissos”. Mesmo assim, a agenda é fundamental, mas não é a única ferramenta importante neste assunto. Pais e responsáveis também devem cumprir horários, assim como educadores que são também espelhos para estes pequenos.

Então, vamos por partes. Primeiro o exemplo: quando os filhos são pequenos dependem dos pais para cumprir seus compromissos. Assim, pais têm que se programar para os imprevistos, as intercorrência da vida cotidiana, assim não serão pessoas que estão sempre atrasadas, sempre correndo, porque neste caso estarão passando aos filhos a mensagem “de que não há problema em atrasar, em deixar as coisas para a última hora. Corre-se, mas, no fundo tudo dá certo”. Pronto. Instalou-se um padrão e ai vai ser difícil cobrar algo diferente dos filhos.

Professores que também têm o atraso como padrão: chegam atrasados à aula, não cumprem os prazos de entrega de notas, por exemplo, estão passando a mesma mensagem para os alunos. Não adianta cobrar apenas. Como já diz o velho ditado: “um exemplo vale mais do que mil palavras”.

Depois do exemplo podemos ensinar práticas de organização para que os nossos “pequenos aprendizes” controlem seus horários diários, e assim possam conseguir cumprir as inúmeras tarefas que têm: escola, aulas extras, lição de casa, descanso, lazer etc. É preciso parar um pouco para ensiná-los a lidar com a agenda, repedir algumas semana, para ver se estão conseguindo e, caso não, por qual motivo. Um exercício prático se repetido algumas vezes torna-se hábito, padrão. E quanto mais cedo, mais fácil para esta criança assimilá-lo e, com certeza, tornar-se um adulto pontual.

Para ajudá-los a iniciar esta prática criamos um quadro de atividades para toda a semana, separadas por cores distintas, assim tem-se a noção de como estão sendo distribuídas as atividades no período. O quadro faz parte do Capítulo de Organização do Tempo do livro Quem mexeu na Minha Bagunça?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário