sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dia da Poupança - É preciso começar cedo

"Poupança
É mais fácil poupar quando se tem metas, isto é, quando se sabe o que se deseja fazer com o dinheiro. Você pode, por exemplo, planejar a compra de um jogo, de um tênis especial, de um livro ou um passeio bem legal.
Depois de determinar o que vai fazer com o seu dinheiro, guarde parte dele num lugar seguro (no banco, num cofre etc.). Assim você poderá gastá-lo mais tarde, quando realmente precisar dele. Uma boa ideia é, por exemplo, dividir a mesada ao meio: separe a parte que pretende guardar e coloque em um envelope intitulado POUPAR. Depois, coloque a parte que planeja gastar em um outro envelope, intitulado GASTAR.

O velho cofrinho é bastante útil. Ele vai ajudar você a fazer escolhas, a ter paciência, a saber esperar e a ter maturidade. Quando escolhe poupar, vence os próprios impulsos de consumo e experimenta uma sensação de alegria por saber que vai conseguir realizar seus sonhos. Além disso, conquista a liberdade de fazer o que quiser com ele, muda de hábitos, aprende a viver com menos do que ganha. "

Trecho do livro "Quem Mexeu na Minha Bagunça?", Capítulo de Organização Financeira.

Neste capítulo destacamos a importância de se guardar dinheiro para realizar sonhos. Lembrando que precisamos começar cedo a ensinar nossas crianças a cuidarem de suas finanças, isso gera adultos mais comprometidos com o uso de seu próprio dinheiro.

Nas escolas, sugerimos trabalhos abordando a importância deste assunto, destacando-se: a importância de consumir com critérios, de economizar luz e água, e sugestões de criação de cofrinhos com material reciclável, etc. 

Veja algumas ideias de cofrinhos criados pelos alunos do colégio Horizontes Uirapuru, de São Paulo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário