quarta-feira, 23 de março de 2011

Notas azuis pedem organização no quarto e na agenda

Especialista diz que arrumar a bagunça é o primeiro passo para bom desempenho no colégio
Camila de Oliveira, do R7


Ambiente pode ajudar a melhorar ou a piorar as notas; organização e silêncio são essenciais na hora de estudar

Publicidade
A primeira etapa para ter apenas notas azuis e um ótimo desempenho no colégio é organizar a bagunça. Separar um espaço arrumado e longe de estímulos, como televisão, rádio e computador, é essencial para poder entender o que se estuda.

A dica é da psicoterapeuta Celi Piernikarz, que lançará um livro - Quem Mexeu na Minha Bagunça? - sobre o tema, em breve.
Segundo Celi, os adolescentes devem ter em mente que é preciso estabelecer uma rotina de estudos e criar um ambiente que colabore para o sucesso das horas dedicadas aos livros.
Se o estudante não possui um quarto só seu, com escrivaninha e prateleiras para os cadernos, por exemplo, ele pode ocupar outros lugares da casa para estudar, desde que sejam silenciosos e organizados. A psicoterapeuta aponta a ajuda necessária dos pais para essa organização, caso o filho encontre dificuldade para consegui-la sozinho.
- Se o quarto dele [adolescente] é constantemente uma bagunça, com meias no chão, roupas emboladas sobre a cama por fazer, livros e papéis perdidos, por exemplo, é legal os pais olharem com atenção, e, em alguns casos, pedirem ajuda a terceiros.
Horário com o organizador
Depois de receber tantos adolescentes com o mesmo problema, Celi criou um programa de atendimento domiciliar que leva um profissional até a casa do estudante para arrumar seu quarto, e, assim, ajudá-lo a conseguir um melhor resultado no colégio.
O trabalho a curto prazo conta com acompanhamento terapêutico em consultório e supervisão sempre que o estudante achar necessário. Ao arrumar suas coisas, o adolescente melhora sua autoestima, o que gera bem estar e segurança.
A dificuldade em estabelecer a ordem no ambiente reflete também a falta de organização da agenda. Ao dividir o tempo com horários para fazer lição de casa, esportes, ouvir música e, o principal, usar o computador – o que mais toma tempo dos adolescentes, segundo a especialista - , “fica mais fácil visualizar falhas e bons resultados”.
- Às vezes, os pais chegam tão cansados em casa que não percebem no que os filhos gastam seu tempo. Por isso, ajudar na organização é fundamental.

Um comentário:

  1. Adorei! Realmente a bagunça acaba se refletindo no resto de nossa vida. Sucesso para o blog!!

    ResponderExcluir