sexta-feira, 15 de abril de 2011

Organizando a agenda das crianças

A cada dia aumentam mais as obrigações de nossas crianças. Além, das infindáveis tarefas rotineiras que trazem da escola – lições, trabalhos em grupo, pesquisas na internet - elas ainda têm os horários de cursos extras – natação, inglês, ballet, futebol etc. Como lidar com tantas atividades e ainda assim conseguir entregar os trabalhos, estudar para as provas e ter tempo para brincar e fazer coisas que elas gostam? Só com organização e foco, não há outro jeito. O difícil, na verdade, é que a maioria dos pais acham que são eles que devem fazer os horários dos pequenos e esperam que os filhos cumpram com todas as suas obrigações diárias com tranquilidade. Pais: tenham certeza de que isto quase nunca acontece.

A dica então para que esta agenda lotada de obrigações seja cumprida e as crianças tenham tempo de serem crianças é não só a organização, mas, ensinar e ajudar as crianças a se organizarem, a planejarem suas tarefas de acordo com seu ritmo e necessidade. Assim, elas terão mais segurança de fazer realmente o que têm vontade e aquilo que é necessário, como a lição de casa.

Mãos à obra

Quando o tempo se mostra muito curto para os pequenos torna-se necessária um conversa franca com eles, para entender o que querem realmente fazer. Lembre-se que se eles não estiverem realmente com vontade de fazer aquela atividade extra só estarão perdendo tempo e se desmotivando. Às vezes é melhor jogar um curso para o futuro, quando estarão mais maduros.

Eliminando o que não é bom para o momento, agora é sentar com os filhos e elaborar uma agenda equilibrada.

Compre uma agenda bem interessante - destas de papelaria - ou monte uma personalizada, colorida e que possa ser fixada num mural, por exemplo. Isto funciona muito para os pequenos. Em ambos os casos o importante é determinar horário para cada atividade do dia, deixando o tempo de acordo com o ritmo de cada criança. Ensine os rebentos a definirem prioridades – Ex.: a lição de casa, da matéria mais difícil, deve ser feita primeiro.

Os filhos não devem seguir a rotina dos pais. É extremamente importante que as crianças aprendam a lidar com as questões pessoais e construam seus próprios horários. Quando esta agenda é feita de maneira conjunta, visando as reais necessidades e condições de cada criança, ela vai aprender a se organizar, ter mais prazer em fazer suas tarefas e o resultado será refletido no desempenho escolar.

Experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário