sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mala mais leve - Viagem mais tranquila


Janeiro ainda está no começo, muitas viagens ainda podem acontecer neste verão. Mas, nesta hora aparece um tormento para muita gente: o que levar? Como fazer para não carregar peso adicional? Uma mala bem organizada e com apenas o que for realmente aproveitado faz muuuita diferença numa viagem. Veja algumas dicas do Ricardo Freire, especialista em viagens, sobre o que levar na mala.

Experimente na sua próxima viagem

 

Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática

Ninguém nasce sabendo arrumar mala. Aos poucos — e na maioria das vezes, na marra — alguns de nós vão aprendendo a carregar menos tralha. Para mim, um dos maiores troféus de viagem é voltar para casa com um mínimo de roupa limpa: 90% de aproveitamento de roupa é a minha meta.
Pela minha experiência, viajar leve depende menos de organização do que de… desapego. É preciso renunciar à possibilidade de escolha posterior — precisamos sair de casa já com todas as combinações planejadas, tipo um uniforme para cada situação. (Mulheres sempre têm a chance de criar looks diferentes com acessórios que não fazem volume.) Peças-chave, como o calçado de bater perna ou o casaco mais pesado, serão necessariamente utilitárias e repetidas sempre. Em viagens mais longas, visitas periódicas a lavanderias automáticas permitem que eu leve a mesma quantidade de jeans e camisetas de malha que levaria para uma viagem de 10 dias.
Resumo da minha fórmula: todas as roupas combinam, não carrego sobressalentes para os utilitários, e me limito a uma mala média de 4 rodinhas (até 70 cm de pé). Fios, fontes, adaptadores de tomada, remédios, uma camiseta e uma muda de roupa de baixo vão na mochila de mão.
E você? O que tem aprendido nesses anos de viagem, no quesito arrumação de mala? Ensina pra gente!

Publicada no site:  http://www.viajenaviagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário