quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Momento de mexer na “bagunça”.



Juntando seus conhecimentos e experiência de vida, a psicóloga, psicoterapeuta e orientadora educacional, Celi Piernikarz, e a jornalista, com especialização em comunicação empresarial e educação, Marilucia R. Gonçalves, lançam o livro “Quem mexeu na minha bagunça?”. À partir de um modelo que mostra o nível de desordem, a criança/adolescente é incentivado a tomar atitudes para organizar desde a bagunça do guarda-roupa, material escolar, estudos e arquivos de computador, até as finanças e os sentimentos.

  Funciona como um passaporte que favorece a autonomia doe crianças e adolescentes. Aplicado em escolas, mostrou que os alunos passaram a cuidar melhor de suas próprias coisas, tendo maior consciência das próprias obrigações e do seu papel em partilhar as atividades da casa. É também uma boa pedida para os pais que se tornaram "adultos bagunceiros" e desejam mudar de vida juntamente com seus filhos, reduzindo o estresse e ansiedade decorrentes de uma vida bagunçada.
Pelo nível de disciplina e entusiasmo alcançado, que acaba tendo consequências sensíveis nos estudos e nas notas dos alunos, a obra também pode ser indicada como livro paradidático, e usada em escolas que queiram obter um rendimento melhor dos alunos.

  “Trata-se de um guia, que apresenta detalhes, com passo a passo e atividades de como ‘mexer na bagunça’, tornando a vida mais fácil, sem perder a graça da ‘bagunça natural’, sem engessar. Tem linguagem que crianças e adolescentes conseguem absorver rapidamente”, explica Marilucia.

Início de ano – Ótimo momento para começar

Percorrendo os capítulos de “Quem mexeu na minha bagunça?”, o leitor encontra dicas importantes fáceis de serem colocadas em prática já neste início de ano. “O leitor - pode começar a pensar em distribuir suas atividades para não sobrecarregar-se, já que, nesta época, geralmente, tem mais tempo livre”, ensina Celi. O capítulo 2 apresenta até planilhas para ajudar na organização.

A organização do quarto (armários, gavetas, estantes em geral) e a das finanças, sejam elas grandes mesadas ou pequenas economias, também estão inclusas. “É importante começar já a aprender a lidar com o dinheiro, pois os reflexos na vida adulta serão invitáveis. Além de organização das próprias emoções, que nesta época se mostram tão confusas na mente de uma adolescente”, afirma a psicóloga.

Outro tema abordado são as dicas para se estudar sem estresse e de fácil assimilação. “Fornecemos dicas que ajudam a priorizar o aprendizado, o que possibilita maior sucesso em provas, vestibulares e concursos em geral”, contam as autoras, que levaram seis meses para escrever a obra em quatro mãos. “Começando a usar as dicas no início do ano, os adolescentes passarão a criar hábitos e, ao final do ano letivo, será muito mais tranquilo aprender”, ressaltam.

Serviço:
Quem mexeu na minha bagunça?
Editora Esfera
quemmexeunaminhabagunca@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário