sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A hora de colocar o pé no freio dos estudos


Veja dicas para não se estressar de tanto estudar

Diná Sanchotene

Para passar em um concurso público, são necessárias horas e mais horas dedicadas aos livros. Quem estuda em um ritmo acelerado se depara com momentos em que não consegue mais assimilar tão bem o conteúdo. É sinal de que já é hora de colocar o pé no freio, para aliviar o estresse da preparação.

O especialista em concursos e professor da Rede LFG,  Alexandre Meirelles,  destaca que o candidato deve tirar pelo menos um dia por semana para descansar. Se não for possível descansar o dia todo, que seja pelo menos em um ou dois turnos.

“Não se deve estudar mais do que duas horas sem fazer um intervalo. É recomendável que, caso estude o dia todo, cochile por até uma hora logo após ao  almoço. Quando estiver estudando e não assimilando mais nada, é porque chegou o momento de descansar”, disse.

Segundo Meirelles, o cansaço diminui o raciocínio, a compreensão e a memorização. Mais vale estudar duas horas descansado, tendo dormido uma hora antes do estudo, do que estudar três horas muito cansado.

Já o vice-presidente pedagógico do Complexo Educacional Damásio de Jesus, Marco Antonio Araujo Junior, destaca que é possível utilizar algumas dicas que podem ajudar a descansar o cérebro e diminuir os níveis de estresse causado por essa rotina.

“Use os fins de semana e os dias de folga para realizar atividades que fujam da rotina diária. Visitar exposições ou parques, ir a cinemas, teatros ou shows. Procure relaxar durante as horas de sono. Não adianta dormir oito horas diárias se não conseguir deixar de pensar em tudo o que deve realizar. Ler algum livro que não seja didático ou ouvir música mais calma pode ajudar na hora de deitar”, orientou.

Segundo ele, a prática de exercícios físicos também ajuda, pois mantém o cérebro ocupado com outro tipo de atividade. Com base nessas dicas, de acordo com o vice-presidente, cabe ao concurseiro descobrir qual método é o mais eficiente para descansar após os estudos, lembrando que ser dedicado é importante, contudo não é preciso deixar de lado os momentos de lazer. Isso afeta o rendimento não só no dia da prova, mas também no seu cotidiano.

Publicado em:
21/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário