Muito além do domínio de
conteúdos escolares, a diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila
Cruz, afirma que a família tem um papel fundamental de apoiar os alunos durante
diferentes etapas. Se na educação infantil a criança precisa de afeto e
referências para se desenvolver, quando ela chega na primeira etapa do ensino
fundamental os pais ou responsáveis precisam valorizar a leitura para apoiar a
sua alfabetização. Na adolescência, quando o estudante passa para os anos
finais do ensino fundamental, a escola assume um papel muito importante de
ajudar a família a compreender e se reconectar com o universo dos adolescentes.
Já no ensino médio, as preocupações devem ser voltadas para ajudar os jovens no
seu projeto de vida.
Não há dúvidas de que escola e família
precisam caminhar juntas para o bom desenvolvimento dos alunos, mas esta
integração muitas vezes não é fácil de se colocar em prática. Muitos diretores
e professores se queixam da falta de envolvimento da família na educação, por
outro lado os pais ou responsáveis dizem não encontrar espaços de participação
dentro da escola.
“As pesquisas mostram que é
importante para as famílias entenderem que elas têm um papel na vida de seus
filhos, em seu aprendizado, desenvolvimento e perceber que suas práticas podem
fazer a diferença. Os pais conseguem fazer isso quando a escola chega até eles
por meio de convites feitos pelos professores ou quando oferecem um ambiente
acolhedor para interagir”, explica Elena Lopez, vice-diretora do Harvard Family
Research Project.
É certo de que não existe uma
formula única para colocar em prática esta integração entre escola e família,
cada instituição deve achar o melhor caminho para isso, sempre buscando o
diálogo com a família. Assim, criar oportunidades para os pais irem à escola, elaborar
projetos que os convidem à participação. Pensar em reuniões bem elaboradas e em
horários acessíveis à maioria dos pais.
“Tem um acúmulo de desafios que
as escolas enfrentam todos os dias e muitas acabam vendo as famílias como mais
uma coisa a ser feita, mais uma tarefa que elas precisam dar conta. Até que
elas percebem que com a parceria da família vão ter o seu trabalho facilitado”,
lembra Priscila Cruz.
Formatos de reuniões formais com
as famílias também devem ser repensados. Algumas escolas ainda pecam nestas
reuniões onde só há um lado a falar. Falta de cuidado na exposição de problemas
de alunos perante outros pais, entre outros pontos.
Criatividade e ponderação podem ser
um ponto de partida para atrair mais famílias para dentro dos muros da escolas.
Baseado em uma publicação do
centro de estudos Harvard Family Research Project, nos Estados Unidos,
colocamos abaixo alguns pontos de organização para uma boa reunião pedagógica,
lembrando que este é apenas um momento de trazer a família para a escola.
Gestores - Antes das reuniões
1. Envie mensagens para todos da
escola e reforce a importância da participação familiar nas reuniões.
2. Divulgue antes a pauta da
reunião para os pais e professores.
3. Compartilhe informações sobre
as reuniões de pais e mestres com a comunidade de maneira geral.
4. Organize formações com os
professores para que eles possam utilizar os melhores métodos para conduzir as
reuniões.
5. Ajude as famílias a obterem
informações sobre o desenvolvimento e rendimento dos seus filhos e demonstre
que isso é importante.
Durante as reuniões
6. Esteja disponível para
auxiliar os professores que precisam de apoio para conduzir a reunião e ofereça
orientações aos pais.
7. Caminhe pelo edifício escolar
para receber as famílias e comunicar a satisfação da escola com a sua presença.
8. Use as reuniões como um ponto
de partida para obter uma maior participação da família na escola. Aproveite e
compartilhe informações sobre como eles podem se envolver mais.
Depois das reuniões
9. Obtenha feedback dos
professores e pais sobre o que funcionou e não funcionou durante as reuniões.
Use isso para melhorar os próximos encontros.
10. Garanta uma comunicação
constante entre as famílias e a escola. Oriente os professores para que eles
estejam sempre em contato com as famílias. Também ofereça oportunidades para
que as famílias sejam envolvidas na escola.
Professores — Antes das reuniões
1. Mande convites para as
reuniões por meio de folhetos, avisos, e-mail ou telefonemas. Também inclua
informações sobre horários e metas dos encontros.
2. Revise o trabalho dos alunos e
também esteja preparado para apresentar seus dados de avaliações. Pense o que
gostaria de saber mais sobre seus alunos por meio das famílias.
3. Prepare ideias e materiais
para utilizar durante as reuniões. Elabore um portfólio com os trabalhos dos
estudantes para compartilhar com as famílias.
4. Crie um ambiente acolhedor
para receber as famílias. Deixe os trabalhos dos alunos expostos e organize as
carteiras em círculos.
Durante as reuniões
5. Comece contando sobre o
crescimento dos estudantes e as interações entre a classe. Ajude as famílias a
conhecerem as metas de aprendizagem e identificarem quais são os campos que os
alunos precisam de apoio.
6. Use exemplos para demostrar o
progresso e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes.
7. Faça perguntas e escute as
famílias sobre seus sonhos e esperanças para os alunos. Também questione sobre
estilos de aprendizagem e oportunidades educativas fora do espaço escolar.
8. Compartilhe ideias que possam
apoiar a aprendizagem e sugira atividades para que as famílias possam colaborar
com o desenvolvendo dos alunos dentro de casa.
9. Evite julgar o que os pais
devem fazer. Busque soluções colaborativas para qualquer problema.
10. Explique como será feita a
comunicação com as famílias e como elas poderão entrar em contato com você.
Depois das reuniões
11. Faça um acompanhamento com as
famílias. Agradeça a presença dos pais e também entre em contato com aqueles
que não puderam comparecer. Ofereça apoio aos pais e diferentes alternativas de
comunicação.
12. Mantenha uma comunicação
regular com as famílias, incluindo notícias positivas e atualizações do
progresso dos estudantes. Também pergunte se os pais querem se envolver em
outras atividades educativas.
13. Crie atividades de classe que
possam se basear no que você aprendeu sobre as culturas das famílias, o
ambiente de aprendizagem que eles estão inseridos e as necessidades dos
estudantes.
Pais — Antes das reuniões
1. Esteja pronto para falar e
escutar. Aproveite para saber do progresso do seu filho. Além de verificar suas
notas e resultados, compartilhe com o professor sobre como é o comportamento do
seu filho dentro de casa, quais são suas necessidades, sonhos e como o
professor poderia ajudar.
2. Revise as tarefas e provas do
seu filho antes da reunião. Faça uma lista de perguntas que gostaria de fazer
ao professor.
3. Esteja preparado para ouvir
sobre as virtudes e deficiências do seu filho. Também faça perguntas sobre como
você e o professor podem colaborar com o desenvolvimento dele.
Durante as reuniões
4. Questione como está o
desenvolvimento do seu filho, qual é o seu rendimento em comparação ao da classe
e como ele poderia melhorar.
5. Peça para ver os trabalhos que
o seu filho desenvolveu.
6. Compartilhe seus pensamentos e
emoções relacionados ao seu filho. Diga em quais áreas o seu filho mais precisa
de ajuda.
7. Pergunte como você pode apoiar
o desenvolvimento do seu filho dentro de casa.
8. Tente conhecer quais são as
atividades da escola você poderia estar mais envolvido.
Depois das reuniões
9. Faça um planejamento com as
coisas que você e o professor se comprometeram para ajudar no desenvolvimento
do seu filho.
10. Programe outra reunião para
conversar com o professor ou pergunte como vocês poderão manter contato.
11. Converse com o seu filho
sobre a reunião e compartilhe com ele o que você aprendeu. Mostre como você
apoiará a aprendizagem dele dentro de casa e também peça sugestões
Fonte: Porvir
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